6 dicas preciosas sobre Eficiência Energética

imagem 6 dicas preciosas sobre Eficiência Energética

Depois de um ano que trouxe muitas dificuldades para todos — inclusive em termos econômicos — é preciso pensar em ações que ajudem a reduzir os gastos e reparar os danos. Nesse sentido, a eficiência energética se coloca como uma verdadeira aliada das empresas.

Não à toa, ela está em evidência por todos os cantos. Tanto que o Ministério da Educação (MEC) recentemente institucionalizou um programa para incentivar seu desenvolvimento e estimular sua implementação em todo o país.

Além do mais, a eficiência energética é vista como uma tendência para o pós-pandemia, exatamente pelo motivo de proporcionar até 25% na economia de energia para o ambiente corporativo.

Se esse é o caso da sua empresa, saiba que você pode tomar algumas atitudes antes mesmo de contratar uma empresa especializada.

Dito isso, confira a seguir as dicas que preparamos para ajudá-lo a viabilizar um consumo energético mais inteligente.

  1. Comece pela iluminação

Você já deve ter ouvido falar nos benefícios da iluminação em LED, certo? É aquela que consome menos, dura mais e tem a mesma capacidade das outras.

Inicialmente, seu custo de aquisição pode soar como um problema a mais. Porém, a economia na fatura de energia vai compensar o investimento realizado.

  1. Prefira paredes de cores claras

Essa dica parece simples, mas pode fazer bastante diferença no ambiente — e no seu bolso também. É o seguinte: quanto mais escura for a cor dos acabamentos internos, mais lâmpadas terão de estar acesas no cômodo para compensar a baixa reflexão da luz.

Isso acontece porque cores escuras absorvem muito mais a luminosidade. Por sua vez, as tonalidades mais claras têm menor capacidade de absorção, refletindo a iluminação emitida com muito mais eficiência.

Para fins de comparação, tenha em mente que o cinza-escuro “suga” 90% da luz, enquanto o branco fica com apenas 20% dela.

  1. Desligue os aparelhos em modo de espera

O consumo em stand by parece imperceptível, mas faz um aparelho gastar 20% a mais do que se estivesse fora da tomada. Uma quantia significativa, caso você tenha diversos equipamentos na sua empresa.

Mas, antes de colocar essa dica em prática, identifique os aparelhos que não podem ser desligados diretamente.

Modems e servidores, por exemplo, costumam permanecer ligados para não prejudicar a produtividade da equipe. Já o desligamento de notebooks, desktops, impressoras e demais eletrônicos pode ser realizado sem causar transtornos.

  1. Tire o melhor proveito do ar-condicionado

Para começar, atente-se ao local da instalação. Procure áreas livres da incidência de raios solares para evitar danos ao produto e proteja o ambiente do calor do sol.

Outro conselho: não instale seu ar-condicionado em pontos muito baixos no ambiente. O aparelho funciona jogando o ar frio (mais leve) para baixo, enquanto o ar quente (mais pesado) sobe. Portanto, deixá-lo no teto ou no topo das paredes ajuda na eficiência.

Por fim, lembre-se de manter a limpeza dos filtros em dia. A obstrução da passagem de ar também força o equipamento a trabalhar mais — além de ser prejudicial à saúde de todos.

  1. Realize um isolamento térmico

Vidros de controle energético já são uma realidade por aí. Eles diminuem a troca de calor com o ambiente externo, deixando a temperatura interna mais confortável. Com isso, podem até diminuir a necessidade do uso de ar-condicionado.

Um exemplo desse tipo de material são os vidros com tripla camada, sendo que uma delas — a do meio — é preenchida de ar para reduzir o contato do clima de dentro com o clima lá fora.

  1. Contrate ajuda especializada

Se sua empresa vem crescendo ou tem planos para isso, saiba que o consumo energético não precisa aumentar na mesma proporção. E uma das formas de trabalhar em cima de melhorias é buscando ajuda especializada.

São empresas que se dedicam a projetos de eficiência energética personalizados, analisando caso a caso para oferecer o melhor proveito no uso da energia elétrica. Assim, você continuando fazendo cada vez mais, porém gastando bem menos.

 

Como você acabou de ver, existem diversas formas de alcançar a eficiência energética na sua empresa — seja seguindo as dicas propostas aqui ou por meio de uma consultoria dedicada. Nesse caso, pode contar com a GreenYellow.

Nossa equipe realiza uma análise completa de cada cliente, gerando o projeto com as melhorias que mais se encaixam às necessidades da empresa. Quer saber mais? Fale com a gente agora mesmo!

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio