Sala de Imprensa

Supervarejo | Assaí anuncia medidas para reduzir suas emissões de carbono

GreenYellow

29 de março de 2022

Publicado por: GreenYellow

O atacadista divulgou a compra de mais de 200 mil certificados internacionais de energia renovável.

O Assaí Atacadista anuncia a compra de mais de 200 mil certificados internacionais de energia renovável. A aquisição, realizada pelo Assaí, segue o International REC Standard (I-REC), sistema global de certificação e rastreamento de atributos ambientais de energia renovável, o qual garante aos consumidores que a energia comprada foi considerada “limpa”, ou seja, sem emissões de gases causadores do efeito estufa.   

Na prática, os I-RECs vendidos pela GreenYellow, empresa global especializada em energia solar, comercialização, gestão de energia e eficiência energética, foram utilizados na sede administrativa e em 194 lojas do Assaí que integram o Mercado Livre de Energia e estão presentes nas cinco regiões do país. A ação reduziu as emissões de carbono na atmosfera em 2021, contribuindo para a jornada de descarbonização da matriz de consumo do atacadista.   

“No Assaí, estamos comprometidos com a agenda climática e trabalhamos com um plano de modernização de tecnologias e utilização de fontes mais limpas de energia em nossas operações. Finalizamos o ano de 2021 com 92% do nosso consumo oriundo do Mercado livre de Energia e a utilização dos I-REC garante esses impactos ambientais positivos e a transparência do processo”, explica Lucas Attademo, Gerente de Contas Públicas e Galerias do Assaí Atacadista.   

A emissão de I-RECs é realizada pelo dono do ativo renovável ao comprovar a geração no período, sendo 1 REC equivalente a 1 MWh.  “Ao comprar os certificados, o Assaí pode comprovar a proveniência da energia consumida, neste caso, de fontes hídrica e eólica, reduzindo, assim, as emissões de Escopo 2 (fontes que provocam emissões de gases de efeito estufa, indiretamente, por consumirem energia elétrica)”, explica Roberto Zerkowski, diretor-presidente da GreenYellow. “Atuamos em toda cadeia, desde a emissão de I-RECs dos nossos ativos e de terceiros, até à comercialização dos certificados para grandes consumidores”, complementa Zerkowski.   

O resultado é fruto de ações como a modernização dos sistemas de refrigeração nas lojas, uso de iluminação 100% em LED; e fachada de vidro e telhas translúcidas, que garantem o melhor aproveitamento da luz natural, contribuindo para a diminuição do consumo de energia. Outro destaque é a continuidade do processo de migração das lojas para o Mercado Livre de Energia, que teve início em 2019 e, atualmente, já está disponível em 194 lojas. Com ele, as unidades passam a contar com uma energia mais limpa, que utiliza matrizes 100% renováveis provenientes das fontes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas.   

Disponível em: https://www.supervarejo.com.br/sustentabilidade/assai-anuncia-medidas-parar-reduzir-suas-emissoes-de-carbono/

No Brasil desde 2013, somos uma empresa de soluções em energia e temos por objetivo acelerar a transição energética de nossos clientes, utilizando um programa global e multisserviços, fornecendo soluções nas áreas de Eficiência Energética, Energia Solar, Comercialização de Energia e Soluções Digitais.

FALE CONOSCO

RELAÇÃO COM INVESTIDORES

icone para o linkedin icone para o instagram icone para o facebook