Canal Energia | GreenYellow reduz conta de energia de seis supermercados em 24%

imagem Canal Energia | GreenYellow reduz conta de energia de seis supermercados em 24%

GreenYellow reduz conta de energia de seis supermercados em 24%

Multinacional francesa efetuou troca dos chillers de água e ar de unidades do GPA nos estados de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Rio de Janeiro, provendo redução de até 3,52 GWh ao ano.

A GreenYellow finalizou um projeto de R$ 4,8 milhões de modernização e eficiência energética para seis supermercados do grupo varejista GPA, envolvendo a substituição dos chillers dos sistemas de ar-condicionado, sendo dois deles de ar e quatro de água, em lojas das redes Extra e Pão de Açúcar localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Araraquara (SP), Goiânia (GO), Natal (RN), Distrito Federal e Rio de Janeiro (RJ).

A mudança foi efetuada com uma logística para não comprometer o funcionamento das unidades e visa diminuir em 24% o consumo energético do ar-condicionado nas seis lojas, chegando a uma economia de 3,52 GWh anuais ao melhorar o desempenho dos equipamentos de produção de frio.

Segundo Marcelo Varlese, diretor comercial da GreenYellow no Brasil, o aporte realizado saiu totalmente por parte da empresa francesa, que trabalha sob contrato de performance, no qual os ganhos são baseados no desempenho do funcionamento dos equipamentos, medido pelo coeficiente de performance (COP), garantidos ao longo do período que dura o acordo, neste caso de 10 anos.

O executivo também destaca que a tendência atual de retrofit de equipamentos de ar-condicionado atinge outros setores, como prédios comerciais e indústria, uma vez que o parque instalado brasileiro está com a vida-útil ultrapassada em sua grande parte.

“Vemos também um grande potencial nesse modelo de projeto no mercado, principalmente porque muitos clientes não possuem o capital para fazer o investimento no início, mesmo sabendo da necessidade da troca do equipamento”, complementa Varlese.

 

Disponível em: https://canalenergia.com.br/noticias/53169583/greenyellow-reduz-conta-de-energia-de-seis-supermercados-em-24

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Carport solar: a revolução em estacionamentos sustentáveis

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio