Case de sucesso: automação na gestão de faturas da SmartFit.

imagem Case de sucesso: automação na gestão de faturas da SmartFit.

Grupo Bio Ritmo automatiza gestão de faturas de energia de mais de 200 academias com a ajuda da GreenYellow.

 

A gestão de energia elétrica é um assunto complexo para qualquer empresa, mas, para aquelas que contam com diversas unidades ou franquias, esse processo se torna ainda mais desafiador.

Um dos pontos mais sensíveis nesta frente é o gerenciamento de faturas de energia elétrica, pois, como explicamos anteriormente aqui no blog, é possível encontrar dados preciosos na conta de luz, capazes de subsidiar a tomada de decisões mais assertivas.

Para as empresas que precisam lidar com muitas unidades e, consequentemente, com diferentes distribuidoras de energia ao mesmo tempo, apostar em um processo estritamente manual pode ser um verdadeiro tiro no pé, resultando em problemas como pagamentos duplicados, perda de prazos e contratação incorreta de demanda.

Sabendo disso, o grupo Bio Ritmo, rede do setor de academias que se destaca como um dos maiores da América Latina e que engloba as marcas Bio Ritmo e Smart Fit, decidiu apostar em uma solução de gestão de faturas de energia para acompanhar com maior precisão o consumo das mais de 200 unidades presentes no Brasil.

A solução escolhida para auxiliar o grupo nesta missão foi a EasyEnergy, plataforma de gestão de energia da GreenYellow.

Mais agilidade e assertividade

Desde janeiro de 2020, a solução EasyEnergy tem tornado a gestão de faturas de energia do grupo Bio Ritmo muito mais fácil.

Para começar, a plataforma coleta automaticamente as faturas de diferentes distribuidoras, otimizando o tempo da pessoa responsável por acompanhar os pagamentos.

Afinal, ao invés de ter que entrar no site de cada fornecedor e coletar manualmente os dados necessários de cada fatura, com EasyEnergy é possível visualizar e extrair todas as informações de uma única vez.

Ao consolidar todas as informações pertinentes à gestão de faturas em uma mesma plataforma, a solução da GreenYellow também permite a visão do consumo de energia por unidade, o que facilita a identificação de inconsistências, erros de contratação de demanda e cobranças indevidas.

Ajuste da demanda contratada

Para além da implantação do EasyEnergy, a GreenYellow também desenvolveu um amplo estudo acerca dos contratos de fornecimento de energia das academias do grupo Bio Ritmo.

O objetivo? Alcançar oportunidades de redução de custo de energia elétrica.

Para que o cliente não precisasse se preocupar com as regulamentações de energia, os especialistas da GreenYellow ficaram responsáveis pela análise das modalidades tarifárias e demanda contratada, visando identificar possíveis problemas e orientar o cliente em como solicitar os ajustes frente às concessionárias.

O contrato inclui 212 unidades da rede, sendo 87 em Média Tensão (entre 1000 V e 50 kV) e 140 em Baixa Tensão (inferior a 1000 V). Para o primeiro grupo, já foram identificadas oportunidades de economia na faixa de R$ 560 mil/ano com alterações de modalidade tarifária e reajuste de demanda contratada para o perfil correto de consumo da unidade.

Já para as 140 lojas de Baixa Tensão, ainda está sendo realizado um estudo sobre as oportunidades de economia na migração de tensão e geração distribuída (GD), com uma previsão de economia na faixa de 12%.

Gostou deste conteúdo e quer saber como a equipe da GreenYellow pode auxiliar a sua empresa nos projetos de eficiência energética? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas.

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio