Com sistema de monitoramento remoto, GreenYellow reduz até 30% da conta de energia em supermercados

imagem Com sistema de monitoramento remoto, GreenYellow reduz até 30% da conta de energia em supermercados

Por Danfoss Brasil

No Brasil desde 2013, a francesa GreenYellow é especialista na gestão de energia para proporcionar economia aos clientes. A companhia tem mais de dois mil projetos implementados nos oito países em que opera, sendo 500 deles no Brasil. Por meio de ações de melhoria nos principais equipamentos do empreendimento, a GreenYellow gera economia de 20% a 30% sobre o consumo de energia elétrica, sem oferecer nenhum risco ao cliente. Seu modelo de negócio é diferenciado, pois investe 100% nos projetos, garantindo economia e eficiência das soluções durante todo o período de contrato.

Além de realizar os projetos e implementar a solução no cliente, a GreenYellow possui um setor dedicado para monitoramento remoto, no qual é possível acompanhar os desvios e ajustá-los remotamente, garantindo a economia projetada. Desde 2015, a empresa trabalha com a Danfoss, que já era parceira da GreenYellow na França. No Brasil, mais de 30 projetos do GPA receberam solução completa da Danfoss e mais de 200 projetos contam com os conversores de frequência da dinamarquesa. “Escolhemos a Danfoss devido à qualidade dos produtos reconhecida no mercado e por atender as exigências de clientes, como a Lopes Supermercados”, comenta Pierre-Yves Mourgue, diretor presidente da GreenYellow.

A GreenYellow contou com a Danfoss em retrofits realizados em três lojas da Lopes Supermercados – nas cidades de Guarulhos, Jandira e Sorocaba. Para reduzir o consumo energético nas unidades, a empresa propôs intervenções na iluminação interna e externa, bem como na casa de máquinas responsável pelo frio alimentar. Juntas, representam até 90% do consumo de energia das lojas.

De acordo com Mourgue, boa parte das lojas possuía lâmpadas T5 de 54 W e a casa de máquinas era composta de dois racks – sendo um congelado com sistema de sub-resfriamento e o outro resfriado com sistema de glicol, com condensadores eletrônicos instalados logo acima da casa de máquinas.

O projeto de eficiência energética nestas lojas da Lopes Supermercados focou na diminuição da carga térmica de refrigeração, ou seja, a quantidade de frio que deve ser gerado pela casa de máquinas; além de otimizar o consumo na casa de máquinas com parâmetros e funcionalidades que aumentem sua eficiência. O retrofit inclui ainda a troca das lâmpadas T5 pelas LED e divisão dos circuitos, fechamento dos balcões e ilhas (que diminui em até 50% as perdas de frio para o ambiente) e a automação do frio alimentar.

As lojas já contavam com o sistema de gerenciamento AK-SC255 da Danfoss, que fornece informações de forma remota e atende os padrões da Lopes Supermercados. “O sistema foi mantido e incrementado com novas funcionalidades para gerenciar a própria refrigeração, iluminação do salão de vendas, como gestão da condensação por meio da temperatura externa, revisão da parametrização para operar com mais eficiência e visualização dos dados dos controladores do glicol no sistema Danfoss”, explica o diretor presidente da GreenYellow.

Com o AK-SC255 da Danfoss, o controle dos principais consumidores de energia da loja passa a ser centralizado e conta com um histórico de dados para análise detalhada. Além disso, com o sistema centralizado, o treinamento das equipes de manutenção e de operação é facilitado.

O acesso remoto para monitoramento da solução da Danfoss atua de forma preventiva no sistema, identificando quedas de desempenho; e analisa ocorrências para atuações corretivas. “Com essas implementações, as lojas reduziram cerca de 30% da conta de energia”, ressalta Pierre-Yves Mourgue. Ele destaca a relevância dos produtos Danfoss nesse processo de monitoramento: “por meio do AK-SC255, a equipe consegue acompanhar o desempenho de cada um dos projetos implementados”, finaliza.

Fonte: Danfoss.com.br

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio

Algar Telecom inaugura usina solar com 4 mil módulos em SP

Usina solar com serviço de assinatura é inaugurada no interior de SP