De olho na fatura de energia: 6 dicas para diminuir o custo com energia na sua empresa.

imagem De olho na fatura de energia: 6 dicas para diminuir o custo com energia na sua empresa.

Toda empresa deseja crescer e se desenvolver no mercado em que atua. Mas essa tarefa parece estar sempre em meio a um dilema. De um lado, a necessidade de expansão e o uso de equipamentos que contribuem para tal. De outro, o consumo energético para que tudo isso aconteça.

A solução é encontrar um equilíbrio para diminuir a fatura de energia sem prejudicar o desempenho das atividades.

Parece difícil? Então continue lendo este post e descubra algumas dicas especiais que podem mudar de uma vez por todas o consumo energético da sua companhia.

 

  1. Aposte na automação de equipamentos

Muitas vezes, existem espaços na empresa que não são utilizados o tempo todo — até mesmo, quase nunca. Em pontos assim, é possível instalar sensores de presença que ligam a iluminação apenas quando alguém realmente está no ambiente.

Uma outra possibilidade é automatizar o sistema de luzes e ar-condicionado de forma que ambos tenham hora certa para ligar e desligar, mantendo apenas os aparelhos essenciais funcionando, caso seja necessário.

Ainda no caso do ar-condicionado, há outras observações a serem feitas. É sempre importante manter portas e janelas fechadas quando eles estiverem funcionando e não esquecer de barrar a entrada de luz solar também. Essas duas atitudes ajudam a não sobrecarregar o aparelho, contribuindo para um consumo menor.

 

  1. Atualize seus equipamentos

Equipamentos antigos costumam não ser tão orientados para apresentar um gasto energético reduzido em comparação aos mais novos. Levando isso em consideração, é possível tomar uma atitude que soluciona esse problema.

Estamos falando de um investimento na atualização daqueles equipamentos que ainda funcionam, mas estão obsoletos e gastando energia, substituindo-os por modelos mais recentes com um consumo energético otimizado.

Nesse processo de modernização, a dica é ficar atento aos produtos classificados como “A” pelo selo Procel. Eles são as opções mais eficientes para economizar.

A dica também vale para todas as futuras compras da empresa, quando a aquisição de um novo equipamento for necessária.

Caso deseje uma empresa especializada nesse tipo de trabalho, pode contar com as soluções da GreenYellow. Nossos especialistas analisam a melhor maneira de atualizar os equipamentos da sua empresa com toda a qualidade e custo-benefício.

 

  1. Invista em energia limpa

Outra forma de conseguir uma baixa na fatura de energia é lançar mão de fontes renováveis com projetos que substituem o fornecimento energético da empresa. O exemplo mais em voga no mercado é a energia solar.

Com a instalação de painéis solares, é possível economizar até 25% já na primeira fatura. E, apesar do investimento inicial, o valor economizado na conta de luz vai se transformando em um excelente retorno mês a mês.

A GreenYellow, por exemplo, é especializada no assunto e realiza projetos de energia solar sempre ajustados à necessidade e viabilidade de cada cliente.

 

  1. Reorganize os horários de expediente

As distribuidoras de energia trabalham com duas modalidades de horário: fora ponta e ponta. Quando o fornecimento está no horário de ponta, significa que as tarifas cobradas serão mais altas.

Esse período costuma durar em torno de 3 horas e cada concessionária pode optar por um horário diferente, mas geralmente acontece das 18h às 21h.

A dica aqui é repensar as jornadas de trabalho para que a empresa termine o expediente enquanto o horário ainda está fora da ponta. Caso a alternativa seja inviável, pode-se analisar a possibilidade de usar geradores elétricos durante o período de pico.

Uma outra solução é oferecer alguns dias da semana para os colaboradores trabalharem de casa. Isso significa alguns dias a menos no mês sem os gastos gerados por todo o aparato da empresa funcionando.

Ultimamente, com a pandemia do novo coronavírus, algumas empresas tiveram que partir para esse modelo e acabaram se adaptando facilmente. Muitas delas, inclusive, pretendem manter o home office devido aos bons resultados.

  1. Diminua o que for possível

Esta dica é quase uma irmã da atualização de equipamentos. O que acontece é que alguns aparelhos podem ter seu uso diminuído, substituído ou até mesmo finalizado na hora de reduzir a fatura.

Para começar, algumas empresas operam com desktops quando, na verdade, seus funcionários poderiam utilizar notebooks. Em relação aos computadores de mesa, eles consomem até 80% menos e ainda têm a vantagem de serem levados para qualquer lugar.

Outro item da lista é a impressora. A digitalização de documentos vem sendo cada vez mais normalizada, com softwares que permitem até mesmo a assinatura de contratos sem precisar de papel. Imprimir apenas o que é realmente necessário ajuda a economizar tinta, papel e, claro, eletricidade.

Por fim, há ainda a ideia de utilizar cloud computing para empresas que armazenam seus arquivos em um local externo. Em vez de gastar com a manutenção de servidores que ficam ligados ininterruptamente, deixar tudo na nuvem pode ser uma boa solução.

 

  1. Opte pelo Mercado Livre de Energia

Sabia que sua empresa pode estar apta para participar do Mercado Livre de Energia? Quando isso acontece, você deixa a modalidade do Mercado Cativo e passa a selecionar seus fornecedores energéticos — sempre de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

No fim de 2019, a Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) divulgou que o Mercado Livre de Energia já gerou uma economia de R$ 200 bi em 10 anos de existência. Além do mais, a fatura de energia foi 34% mais barata para clientes dessa categoria no ano passado.

 

  1. Conte com a colaboração de todos

Por fim, de nada adianta estabelecer metas de economia sem ter a adesão de todos os funcionários.

Para incentivá-los, você pode criar uma campanha de marketing interno sobre o assunto ou então dividir os colaboradores em times e criar gratificações para as equipes mais engajadas.

Como você viu, existem diversas formas de reduzir a fatura de energia da sua empresa. E, se você ficou interessado em realizar um projeto de energia solar, pode contar com todo o suporte e consultoria da GreenYellow. Entre em contato com a gente agora mesmo e agende uma visita!

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Carport solar: a revolução em estacionamentos sustentáveis

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio