Energia Solar

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio

GreenYellow

4 de abril de 2022

Publicado por: GreenYellow

Você sabia que investir em energia verde pode ajudar a sua empresa a lucrar mais? Uma pesquisa feita pela Union + Webster revelou que 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis — e 70% não se importam em pagar mais por isso.

É claro que esse não é o único benefício que as fontes de energia sustentáveis podem trazer aos negócios e à sociedade em geral. Se você quer entender melhor o tema e diferenciar a sua empresa, siga lendo este artigo!

O que é energia verde?

Energia verde é aquela proveniente de fontes renováveis e que não gera substâncias poluentes e contaminantes, nem gases que agravam o efeito estufa.

As fontes renováveis são aquelas que não se esgotam com o passar do tempo, como o Sol, os ventos, a maré, entre outras.

Já a geração de energia que utiliza combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral, não são renováveis. Afinal, essas substâncias demoraram anos para se formarem e não conseguem ser renovadas em nosso tempo na Terra.

Além disso, quando esses itens são queimados para a geração de energia, liberam uma alta quantidade de gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global e diversos problemas ambientais.

Quais são as fontes de energia verde?

São várias as fontes de energia verde, cada uma com características próprias. Vamos entender detalhadamente?

Energia solar

Essa é a energia produzida por meio dos painéis solares que conseguem captar a luz e a energia do sol e transformá-las em:

  • energia fotovoltaica, com conversão da luz solar em energia elétrica que pode ser usada para abastecer uma residência, empresa, propriedade rural, indústria etc;
  • energia solar térmica, os raios solares são usados para transformação em energia térmica, aquecendo as águas de torneiras e piscinas em casas, empresas e outros estabelecimentos.

A energia solar é a mais abundante no nosso planeta, ainda mais no Brasil.

Além disso, a produção dessa energia não é poluente: os painéis ficam instalados em pontos que não influenciam na estética da fachada dos imóveis e sem alterar a paisagem das áreas planas não ocupadas.

A estrutura tem uma alta durabilidade (acima de 25 anos) e, em poucos anos, o investimento começa a se pagar, com a grande economia de energia elétrica.

Energia eólica

A energia eólica é aquela gerada a partir do movimento dos ventos. Para isso, são usados aerogeradores com pás que giram de acordo com a força dos ventos, convertendo tal força em energia elétrica.

Energia maremotriz

É a energia gerada a partir do movimento das marés. Ele é aproveitado por um sistema de turbinas, que converte esse movimento em energia elétrica.

Energia de biomassa

Energia gerada a partir dos restos de matéria orgânica usada em outros processos, como os agrícolas. São várias as possibilidades de uso da biomassa, sendo a mais comum a aceleração da decomposição para posterior queima, com a biomassa trabalhando de maneira semelhante às fontes de combustíveis fósseis.

Então, assim como a queima de combustíveis fósseis, a energia de biomassa também gera gases poluentes. Porém, reutiliza materiais acumulados em lixões.

Energia geotérmica

É proveniente de usinas instaladas em locais com atividades térmicas. Por exemplo, gêiseres, vulcões e fontes termais. O sistema aproveita os vapores gerados para movimentar uma turbina que gera eletricidade. 

Esse tipo de energia emite baixíssimos níveis de gases poluentes e tem poucos impactos ecológicos. Contudo são poucos os locais onde as usinas podem ser instaladas.

Energia hidrelétrica

É a energia gerada a partir das águas dos rios, sendo o modelo mais usado no Brasil. Contudo, para a criação das barragens, há grande impacto ambiental, com áreas alagadas e alteração da biodiversidade da região — além dos impactos econômicos trazidos para as comunidades ribeirinhas.

Energia verde para empresas: quais os benefícios?

A energia verde traz uma série de impactos positivos nas empresas, ajudando os gestores a economizarem e a diferenciarem suas marcas. Veja em detalhes.

Economia

Sem dúvida, o primeiro benefício que vem à mente de muitas pessoas quando falamos em energia verde é a economia. Afinal, ao gerar sua própria energia elétrica, você conseguirá abater o valor na conta de luz no fim do mês, no caso da geração distribuída, e com um custo menor nos casos de autoprodução na geração de energia no Mercado Livre.

Caso o sistema seja bem otimizado para as demandas energéticas da sua empresa, essa economia pode ser bastante significativa.

Menor dependência energética

Infelizmente, nos últimos anos, temos visto o aumento constante das tarifas energéticas no Brasil. A seca e a crise hídrica em diversas regiões fizeram com que o sistema de termelétricas tivesse de ser ativado, encarecendo o custo do kWh.

Essas alterações frequentes acabam pegando os gestores desprevenidos, que, de uma hora para outra, precisam lidar com custos de produção e de operação cada vez maiores.

Se você investir em energia verde, produzirá sua própria energia, e dependerá menos da distribuição das concessionárias de energia. Isso significa reduzir a exposição da empresa às constantes alterações de tarifas, tendo mais certeza quanto às suas finanças e mais estabilidade para organizar a saúde financeira do negócio.

Diferenciação da empresa no mercado

Como citamos na introdução, as empresas que trabalham com o viés da sustentabilidade têm sido mais procuradas pelos consumidores. Afinal, o perfil dessas pessoas está mudando — e cada vez mais as marcas com propósito são preferidas.

Isso se deve, principalmente, à chegada no mercado consumidor dos Millennials, a geração nascida entre 1981 a 1998 e que, hoje, são o maior público consumidor do país. Essa nova geração apresenta uma preocupação muito maior com a sustentabilidade e com o futuro do planeta. Assim como a próxima geração (que deve dominar o mercado em alguns anos), a geração Z.

Por isso, a tendência de valorizar as marcas sustentáveis deverá ser uma crescente nos próximos anos. Se a sua empresa deseja conquistar e fidelizar esse público, é indispensável tomar medidas agora.

Custos mais baixos

Certos sistemas para geração de energia verde têm tecnologia a um custo mais acessível, como é o caso da energia solar fotovoltaica. Atualmente, há diversos incentivos, inclusive linhas de financiamento exclusivas para as empresas que desejam investir nesses sistemas.

Além disso, a durabilidade dos sistemas fotovoltaicos é muito alta — acima de 25 anos, com custos de manutenção baixos. Dependendo das necessidades da sua empresa, dentro de 7 anos, em média, é possível começar a ter o retorno sobre o investimento.

Tudo isso significa uma economia significativa para o negócio, aumentando a competitividade dentro do seu setor. 

Atração de investidores

Não são apenas os consumidores que preferem empresas sustentáveis, os investidores também. Inclusive, existe um índice específico para medir essa questão, o ESG — que trabalha com diferentes questões, como índice de carbono eficiente, sustentabilidade empresarial etc.

Essa preferência não é à toa, já que as empresas com práticas sustentáveis performam melhor no longo prazo.

Uma pesquisa realizada pela BlackRock com 425 investidores em 27 países mostrou que as alocações em ativos sustentáveis devem dobrar nos próximos anos — em 10 anos, os analistas acreditam que todos os ativos serão avaliados pela régua ESG.

Melhorias para toda a sociedade

Além de todos os benefícios econômicos que a energia verde traz para a empresa, não podemos deixar de citar os benefícios para toda a sociedade. Afinal, haverá menos liberação de gases de efeito estufa e o uso de uma fonte de energia renovável, assegurando os recursos atuais também para as próximas gerações.

Por todos esses motivos, a energia verde é uma realidade em diferentes organizações. Se você deseja levar essa solução ao seu negócio, é fundamental contratar uma empresa especializada, capaz de dimensionar o sistema de acordo com as necessidades da instituição e garantir eficiência.

Viu só como a energia verde é uma ideia em que vale a pena investir? Continue aprendendo e veja de que forma a energia solar pode tornar sua empresa mais competitiva!

No Brasil desde 2013, somos uma empresa de soluções em energia e temos por objetivo acelerar a transição energética de nossos clientes, utilizando um programa global e multisserviços, fornecendo soluções nas áreas de Eficiência Energética, Energia Solar, Comercialização de Energia e Soluções Digitais.

FALE CONOSCO

RELAÇÃO COM INVESTIDORES

icone para o linkedin icone para o instagram icone para o facebook