inova.jor | Tecnologia de ponta faz a diferença no setor de energia

imagem inova.jor | Tecnologia de ponta faz a diferença no setor de energia

Tecnologia de ponta faz a diferença no setor de energia

Até mesmo os setores mais tradicionais, como é o caso da energia, podem ser beneficiados pelo avanço da tecnologia.

A hiperconectividade e todas as soluções que foram desenvolvidas a partir dela permitiram às empresas agregar muito mais inteligência aos seus serviços.

 

Tecnologias disponíveis

Nesse contexto, a captação e a análise de dados vêm ajudando o mercado no desafio de entender melhor as necessidades dos clientes e de encontrar saídas para atendê-las.

No caso de atividades de monitoramento do consumo de energia de uma empresa, especificamente, ferramentas com base em internet das coisas (IoT) e analytics são empregadas pelas companhias para análises em tempo real de informações como temperatura e gasto de energia de equipamentos.

Com isso, é possível acompanhar um número gigantesco de variáveis e, ainda, conseguir dar sequência a ações.

Vejo a utilização da inteligência artificial, por sua vez, como uma tendência no segmento, pois com ela consegue-se obter dois trunfos importantes: previsibilidade e melhores condições para a tomada de decisão.

Acredito que, com a chegada do 5G, teremos ainda mais evoluções pela frente, pois a comunicação M2M (machine to machine) alcançará níveis nunca vistos.

 

Utilização no setor de energia

As empresas do setor de energia, no entanto, não devem encarar a adoção de tecnologias de ponta unicamente como uma obrigação, apenas com o objetivo de mostrar que estão atualizadas com o que há de mais moderno.

Isso porque, se a aplicação da ferramenta não estiver baseada em estudos concretos, o investimento realizado pode não se transformar em receita no futuro.

Pelo contrário, a operacionalização dessas ferramentas sem o correto tratamento dos dados pode gerar grande dor de cabeça e perda do valor investido.

Ou seja, a tecnologia precisa ser vista como um aliado estratégico.

Entre os aspectos que podem ser contemplados para saber se vale a pena adotar uma solução tecnológica, vale a pena avaliar se ela consegue, de forma clara, ajudar sua empresa oferecer mais velocidade de análise dos dados do cliente ou aumentar a capacidade comparações entre informações, a fim de dar respostas mais precisas.

Decidir pela opção correta é o ponto-chave.

Isso significa que a tecnologia representa uma grande vantagem competitiva no nosso mercado, mas – principalmente quando falamos do setor energético, que é de ordem primordial – antes dela, vem o profundo conhecimento do negócio e do valor que o serviço em questão oferece ao cliente.

 

Gabriel Vibert é diretor de Estratégia e Inovação na GreenYellow

 

Disponível em: https://www.inova.jor.br/2021/01/06/tecnologia-energia/

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Carport solar: a revolução em estacionamentos sustentáveis

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio