Descomplicando: Como limpar o consumo de energia da minha empresa usando I-RECs?

imagem Descomplicando: Como limpar o consumo de energia da minha empresa usando I-RECs?

O mercado de I-RECs (Certificados Internacionais de Energia Renovável) está em pleno crescimento no Brasil, trazendo às empresas a possibilidade de limpar seu consumo de energia de uma maneira simples e fácil.

Certamente toda empresa gostaria que sua energia viesse de fontes limpas e sustentáveis como o sol ou o vento. No entanto, para conseguir isso, a princípio a empresa teria que ser grande o suficiente para acessar o Mercado Livre de Energia e escolher sua fonte, ou então estar disposta a fazer um grande investimento em uma usina própria, como um sistema solar fotovoltaico. Ocorre que, com o desenvolvimento do mercado de energia, surgiu uma outra maneira bem simples de “limpar” o consumo energético: usar I-RECs. Neste artigo explico um pouco mais sobre como isso funciona.

 

Os I-RECs

Os I-RECs – International Renewable Energy Certificates, são certificados emitidos a partir da comprovação da geração de 1 MegaWatt-hora (MWh) de energia renovável. Eles são regulados pela organização I-REC Standard, sediada na Holanda, e, por serem internacionais, podem ser comercializados e utilizados globalmente. Além do Brasil, mais de 30 outros países trabalham com I-RECs.

Em 2019, de acordo com o I-REC Standard, o número de usinas homologadas cresceu mais de 50% no Brasil. Com 106 usinas certificadas, o Brasil ocupa o 1º lugar no ranking mundial em número de usinas homologadas, seguido da China com 80 usinas. As principais fontes certificadas no Brasil são eólica com 77 usinas, hídrica com 16 usinas, solar com 10 usinas e biomassa com 3 usinas.

A GreenYellow possui 9 usinas solares homologadas no I-REC, sendo o primeiro player do Brasil em número de usinas solares e o primeiro a homologar usinas na modalidade de geração distribuída. São 8 usinas de telhado e 1 de solo, totalizando 8 MW.

 

Como posso “limpar o consumo de energia”?

Um I-REC representa 1 MWh renovável e, portanto, pode limpar o consumo energético de 1 MWh não renovável. Essa operação de limpeza é oficializada por uma transação online e amparada por um relatório oficial emitido pelo I-REC Standard no qual é detalhado o motivo da utilização dos I-RECs.

 

Como funciona o mercado de I-RECs?

De maneira simplificada, o mercado de I-RECs possui 4 players principais: geradores de energia, agente emissor local – Instituto Totum no caso do Brasil –, comercializadores e consumidores. O processo começa com os geradores fazendo seus registros e termina com os consumidores utilizando os certificados, conforme indicado no fluxograma:

 

Qual o passo a passo para limpar um consumo?

O primeiro passo é definir qual consumo energético a empresa quer limpar. Pode ser por exemplo o consumo anual ou mensal de um setor, de uma operação, de um evento, etc. Para cada MWh de consumo, é necessário usar 1 I-REC para limpá-lo.

Além da quantidade, é possível também definir preferências em relação às características dos I-RECs, por exemplo o ano de produção, a fonte energética ou até mesmo a usina que os deu origem. Os preços dos certificados podem variar conforme tais preferências e disponibilidades de mercado. Uma vez definida a sua demanda, é necessário buscar um fornecedor para fazer a aquisição.

As contratações e intermediações financeiras são simples e feitas diretamente entre as partes. Uma vez realizada a contratação, o fornecedor deverá entregar o relatório oficial do I-REC Standard comprovando que foi feita a aposentadoria dos I-RECs no nome do consumidor. O relatório pode ser usado na fundamentação de dossiês e campanhas de sustentabilidade da empresa.

 

Mas por que uma empresa limpa seu consumo?

As empresas buscam limpar seu consumo de energia não somente para atender a políticas, mas também para demonstrar para o mercado, clientes e investidores, que de fato estão indo de encontro a valores de sustentabilidade, mostrando seu compromisso e valorizando sua marca.

Além de atuar como fornecedor de I-RECs, a GreenYellow também dá o exemplo realizando suas próprias ações de sustentabilidade. Em 2019, com a campanha do Dia do Consumo Consciente promovida em 2019, a GreenYellow limpou o consumo anual dos lares de todos os seus colaboradores do Brasil para conscientizar sobre a pegada ecológica deixada por cada um.

 

Qual o perfil de empresa que utiliza I-RECs?

O mercado de I-RECs ainda é recente, sendo mais utilizado por empresas de perfil multinacional e grande porte, como por exemplo Facebook, 3M, BMW e outras 231 empresas listadas no RE100 – grupo de empresas que assumiu publicamente o compromisso de se tornarem 100% energeticamente renováveis.

No entanto, apesar das grandes corporações estarem liderando as iniciativas de sustentabilidade, o uso dos certificados I-RECs está disponível para empresas de todos os portes, podendo ser um passo fácil e importante para um negócio iniciar sua transição energética para a sustentabilidade.

 

Conte com a GreenYellow para te apoiar na sua transição energética!

Gostou? Fale conosco e veja como podemos te ajudar!

 

 

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio