O que você tem que saber sobre o gerenciamento de energia no Mercado Livre

imagem O que você tem que saber sobre o gerenciamento de energia no Mercado Livre
O gerenciamento de energia adequado reduz a exposição a riscos e garante a liberdade para negociar no Mercado Livre de Energia. Veja como fazer isso!
 
Você provavelmente já ouviu falar do Mercado Livre de Energia. Trata-se de um modelo de contratação de energia elétrica em que a empresa pode escolher seu fornecedor de energia, negociando taxas, volume e prazos de maneira flexível, econômica e direta.
 
Uma das principais vantagens do Mercado Livre é a economia no custo da energia. A migração para esse modelo de contratação, no entanto, não é algo simples. É fundamental atentar a aspectos pré e pós-migração, além de realizar um cuidadoso gerenciamento da energia e dos prazos para realizar obrigações regulatórias.
 
Quer entender quais cuidados tomar e como fazer o Mercado Livre de Energia valer a pena para sua empresa? Então, continue lendo este artigo que preparamos para você sobre o gerenciamento de energia no Mercado Livre.

Primeiros passos da migração para o Mercado Livre de Energia

Antes da migração para o Mercado Livre de Energia, é preciso que muitos aspectos do seu negócio sejam analisados. É uma etapa chamada de estudo de migração ou estudo de viabilidade. Ela definirá como será a contratação de energia por parte do seu negócio. Veja, logo abaixo, os aspectos considerados no estudo de viabilidade:
 
●  histórico de consumo;
●  requisitos de elegibilidade para a contratação do serviço (a demanda contratada deve ser, no mínimo, de 500 kW);
●  data-limite para a rescisão contratual com a distribuidora de energia;
●  estudo da fonte de energia e seus custos;
●  simulação de diferentes unidades tarifárias;
●  reavaliação da demanda contratada;
●  comparativo de ganhos com o Mercado Livre em relação ao Mercado Cativo;
●  análise de custos dos sistemas de medição necessários para a migração.
 
É preciso, ainda, desenvolver um cronograma de trabalho incluindo as fases de adequação do sistema de medição, realizar a abertura do processo de adesão na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e iniciar as atividades de gestão.
 
Vale ressaltar que a CCEE é um órgão de controle que realiza a gestão adequada do Mercado Livre de Energia. Com o objetivo de evitar fraudes ou desgastes desnecessários entre cliente e empresa, o órgão estabelece diretrizes básicas para as negociações realizadas no Mercado Livre, tornando-as mais seguras e eficientes.
 
Durante todo o processo de Adesão e Migração ao Mercado Livre, é importante estar preparado para etapas como a elaboração de cronogramas, preenchimento de formulários, vistorias, contato direto com a CCEE, Distribuidora de Energia e fornecedores de energia para assinaturas de contratos para a operacionalização do Mercado Livre.
 
Todas essas etapas são fundamentais para a migração ao Mercado Livre de Energia, porque nortearão os passos que vêm em seguida e o desempenho geral da operação. 

Gerenciamento pós-migração

Procedimentos realizados e migração implementada, agora é hora de colocar em prática um bom gerenciamento. Nessa etapa, a gestão de contratos é fundamental. Do contrário, a empresa pode ser penalizada, sofrer com falta de energia e ser afetada pela oscilação de preços do mercado, o que pode resultar em prejuízos.
 
Procedimentos contínuos também devem ser aplicados. A partir de agora, é compromisso da sua empresa realizar algumas entregas relacionadas à CCEE, como:
 
  • pagamento da contribuição associativa;
  • aporte de garantia financeira;
  • pagamento dos encargos;
  • liquidação financeira.
 
Novos processos não dizem respeito apenas à CCEE, mas também à gestão interna da sua empresa. Afinal, ela demandará cuidados específicos, como o monitoramento de oportunidades de contratação, riscos de exposições e certa atenção a aspectos regulatórios e legislativos referentes a esse modelo de consumo de energia.
 
Além disso, é importante estar de olho no cálculo do preço da energia elétrica e nas variáveis que o compõem, como a demanda de energia, o volume de chuva, os níveis dos reservatórios e o preço de liquidação para diferenças (PLD), valor médio de mercado para contratações no Mercado Livre de Energia.
 
Dessa maneira, você pode colaborar com as finanças relacionadas à gestão financeira do seu negócio e não é pego de surpresa por suas despesas. 
 
 

Regras determinadas pela CCEE

As empresas de geração, distribuição e comercialização devem ser associadas à CCEE se quiserem participar do Mercado de Energia. Os consumidores com demandas a partir de 0,5 MW também podem participar das negociações.
 
A entrada na CCEE, no entanto, depende de um processo de adesão e do respeito às obrigações determinadas pelo órgão. O não respeito às obrigações da CCEE torna a empresa ou o consumidor sujeito a penalidades e multas.
 
A seguir, veja uma lista com as obrigações definidas pela CCEE para as empresas e para os consumidores que se tornam participantes do Mercado de Energia:
 
●     os participantes do Mercado Livre devem manter o respeito ao Estatuto Social da CCEE, à Convenção de Comercialização de Energia Elétrica, às Regras e aos Procedimentos de Comercialização e a todas as outras normas do setor elétrico;
●     todas as atividades operacionais devem ser realizadas dentro dos prazos previstos no Calendário de Operações CCEE;
●     os contratos firmados no ACR (Ambiente de Contratação Regulada) e no ACL (Ambiente de Contratação Livre) também devem ser registrados na CCEE;
●     as obrigações financeiras junto à CCEE devem ser respeitadas pelos participantes do Mercado Livre, incluindo o aporte de garantias e pagamentos de liquidações, contribuições associativas e emolumentos;
●     é importante que os comunicados, relatórios e dados divulgados pela CCEE em seu site oficial sejam acompanhados;
●     as solicitações de auditoria da CCEE precisam ser atendidas pelos participantes;
●     os dados cadastrais e técnico-operacionais devem se manter atualizados junto à CCEE.
 
Além das obrigações, a CCEE define uma série de direitos para as empresas e os consumidores que participam das negociações no Mercado Livre de Energia. Você também pode acessar os direitos na página do órgão que detalha tudo sobre o processo de adesão.

Importância de um bom gerenciamento

Agora que você já sabe a função que uma gestão eficiente de energia tem no seu negócio, vale lembrar que a má execução desse processo pode acabar causando prejuízos à sua empresa, tanto na pré-migração quanto na pós.
 
No primeiro caso, é fundamental não perder prazos de emissão de documentos e de migração para o Mercado Livre de Energia. Caso contrário, a efetivação da migração pode atrasar em até um ano, ocasionando multas e outros prejuízos.
 
Na pós-migração, como já mencionado, é essencial seguir à risca todas as regras e procedimentos do Mercado Livre determinados pela CCEE para não correr o risco de ficar sem energia ou dependente de gerador de energia.
 
Por meio da elaboração de um bom planejamento anterior a todas as etapas, você consegue prever os procedimentos necessários, evitando erros e tornando o consumo de energia do seu negócio econômico e sustentável.
 
Viu só? Apesar de vantajoso, o Mercado Livre de Energia demanda muito cuidado e atenção aos processos. Mas não deixe que isso atrapalhe seus planos! Existem empresas especializadas para fazer todo o gerenciamento de energia no Mercado Livre para que você foque seu tempo e recursos no seu negócio.
 
Da migração à compra de energia e ao gerenciamento, a GreenYellow é a escolha ideal para ajudar sua empresa. Descubra agora como vamos apoiar sua migração para o Mercado Livre!

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio