Principais cuidados ao contratar empresas de Energia Solar — Parte 1

imagem Principais cuidados ao contratar empresas de Energia Solar — Parte 1

Se você chegou até aqui, provavelmente está começando a planejar algum projeto de sustentabilidade na sua empresa, correto? E, se você já pesquisou sobre empresas que oferecem energia solar, deve ter percebido que elas existem aos montes.

Pois é. A energia solar está em alta como nunca antes, e o mercado conta com diversos fornecedores à disposição. Mas, quando o leque de opções é grande, as chances de errar na escolha também são maiores.

Não obstante a diferença de preço, algumas empresas podem vir a entregar uma qualidade de serviço bem abaixo do esperado — o que pode colocar todo o seu investimento a perder.

Diante de todo esse cenário, acertar em cheio na hora de contratar não parece ser uma tarefa fácil. Pensando nisso, viemos aqui para ajudá-lo nesse processo. E decidimos começar mostrando alguns pontos com os quais você deve tomar cuidado.

Como a lista era grande, dividimos nossas 9 dicas em duas partes. E você confere as 4 primeiras agora mesmo.

  1. Conheça a saúde financeira do seu fornecedor

Antes de mais nada, é preciso saber que as empresas de energia solar fazem altos investimentos na hora de implementar seus projetos. Um dinheiro que é gasto sem qualquer retorno inicial, uma vez que ainda não há como faturar com aquela usina que está sendo construída.

Com isso em mente, verifique se o seu fornecedor tem “fôlego” para se manter financeiramente durante essa etapa do processo. Caso contrário, seu projeto corre um sério risco de ficar parado antes mesmo de ser finalizado.

Outro ponto importante a ressaltar é que, dependendo do modelo de negócio escolhido, você terá que abrir sociedade ou fazer um consórcio com seu fornecedor. Mais uma vez, a saúde financeira da empresa contratada entra em jogo. E, se ela não for das melhores, a obra pode não chegar ao fim.

  1. Verifique a expertise regulamentar da empresa

A geração distribuída de energia possui regras, incentivos e regulações específicas que variam de acordo com o modelo de negócio. Inclusive, algumas dessas diretrizes estão prestes a sofrer alterações em 2021.

Sendo assim, é necessário que as empresas tenham conhecimento absoluto dessas questões. Afinal, essa é a única forma de evitar surpresas com impostos não previstos ou incentivos que não se aplicam à modalidade selecionada.

Trocando em miúdos, é aquela máxima: o barato sai caro. Então, procure por quem realmente tem condições de fazer seu projeto sair do papel e ser implementado conforme o planejamento original.

  1. Peça referências da empresa

Como dissemos no começo, existe uma diversidade muito grande de empresas realizando projetos de energia solar. Isso significa que você vai encontrar ofertas com preços tentadores e prazos de todos os tipos. Portanto, não se precipite.

Busque empresas que já tenham entregado outros projetos semelhantes com êxito, seguindo corretamente o prazo estipulado e o orçamento aprovado. Vale ainda pedir referências ao próprio fornecedor, falar com clientes que já contrataram seus serviços e solicitar informações sobre o time técnico da organização.

  1. Dê total atenção aos contratos

Lembra quando dissemos que a geração distribuída tem uma série de especificações a serem seguidas? Pois é, os contratos tendem a refletir toda essa complexidade também — o que torna indispensável uma análise detalhada de tudo o que estiver nos papéis.

Peça ao seu time jurídico que avalie todos os documentos envolvidos para se assegurar de quaisquer prejuízos que possam ocorrer, mesmo com a usina pronta.

Como exemplos, você pode não receber os créditos de energia, ficar com a usina desconectada ou ainda sofrer atrasos no andamento do projeto. Tudo isso por conta de cláusulas que foram ignoradas ou não estavam totalmente compreensíveis.

 

Viu só? Tem muitos erros que podem ser evitados na hora de contratar uma empresa de energia solar. E, por mais que o processo de busca pareça cansativo, tenha certeza de que vai valer o tempo dispendido.

Se quiser uma sugestão, saiba que você pode contar com a praticidade e a agilidade da equipe de profissionais da GreenYellow. Nosso time é especializado no assunto e está pronto para auxiliar sua empresa a criar um projeto de energia solar feito com qualidade, compromisso na entrega e alta performance nos resultados.

Ficou interessado? Então fale com a gente agora mesmo.

E não se esqueça: logo mais, tem a segunda (e última) parte das nossas dicas. Até mais!

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Carport solar: a revolução em estacionamentos sustentáveis

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio