Você está pronto para o fim do R-22? Conheça um case

imagem Você está pronto para o fim do R-22? Conheça um case

As últimas décadas foram marcadas por preocupações com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Tais preocupações levaram a humanidade a olhar com mais cuidado para alguns velhos costumes e a garantir que a qualidade de vida no planeta perdure por mais muitos anos.

 

Com os equipamentos de refrigeração e ar-condicionado não foi diferente. O uso do fluido refrigerante R-22 perdeu muita força nos últimos anos por ser bastante nocivo para o meio ambiente, estando, inclusive, com os dias contados. O grande desafio dos dias de hoje é como se preparar para manter os sistemas de refrigeração sem esse gás, que ainda é tão comum.

 

O que é o R-22?

 

O R-22 é um HCFC (hidroclorofluorcarbono) utilizado em sistemas de refrigeração e climatização. Quando passa por uma mudança de estado líquido para gasoso, consegue modificar a temperatura e refrigerar os ambientes. O problema com o uso deste tipo de fluido é que ele degenera a camada de ozônio do planeta e agrava o efeito estufa.

 

Justamente por isso, foi definido pelo Protocolo de Montreal e endossado pelo Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs que, até 2040, o R-22 deve ser totalmente eliminado do mercado, sendo que, a partir de 2030, 97,5% do seu volume-base estará impedido de ser comercializado.

 

Clique aqui para acessar o artigo sobre o futuro dos HCFCs e as novas alternativas ao R-22

 

O retrofit do frio alimentar com R-22

 

Retrofit é um processo de melhoria de sistemas que busca corrigir problemas e torná-los mais otimizados e eficientes pela troca dos equipamentos. No caso do R-22, também busca se adequar às novas restrições legais e preocupações ambientais. Esse tipo de retrofit é possível pelo uso de novos sistemas de refrigeração, que utilizam fluidos mais amigáveis ao meio ambiente, principalmente os que optam pelo uso de fluidos naturais, como o CO2.

 

Além dos benefícios ao meio ambiente, um projeto de retrofit para um sistema antigo de frio alimentar pode reduzir o consumo energético e ser bastante vantajoso financeiramente para as empresas.

 

Case Utilities as a Service: retrofit do frio alimentar     

 

Um ótimo exemplo de benefícios na troca dos sistemas de refrigeração é um projeto da GreenYellow de retrofit do frio alimentar de 5 lojas de uma grande rede varejista.

 

O principal desafio do projeto foi a execução da obra sem parar a operação das lojas. Para isso, foram definidos os locais dos novos equipamentos, sabendo que funcionariam simultaneamente com os antigos até o final da obra. Dessa forma, todo sistema de refrigeração foi trocado sem interromper a operação.

 

Os novos equipamentos e infraestrutura foram:

  • Condensadores/Gas Cooler (eficiência nos ventiladores).
  • Tubulações adequadas às pressões de trabalho do CO2 (redução de perdas de carga).
  • Fornecedores de ar (eficiência nos ventiladores).
  • Expositores refrigerados (eficiência em pontos de trabalho, carga térmica e nos ventiladores).
  • Ilhas congeladas (selfies ou conectadas ao sistema de refrigeração, conforme necessidade do cliente).
  • Rack de produção do frio (eficiência em setpoints de trabalho, compressores, automação).

 

As mudanças diminuíram em 470 toneladas a emissão de CO2/ano, o que é equivalente a 2.350 árvores plantadas. Além disso, o consumo energético diminuiu em cerca de 10%, reduzindo, consequentemente, os custos com energia.

 

Para que isso tudo se tornasse realidade, a GreenYellow ofereceu um modelo de negócio e viabilidade financeira exclusivos, que contam com investimento inicial 100% da GreenYellow; garantia de eficiência energética e de disponibilidade; O&M sob responsabilidade da GreenYellow, incluindo peças de reposição; parcelas mensais, referentes ao pagamento do sistema e manutenção.

 

O R-22 foi, por muitos anos, a solução mais adotada por ser muito eficiente para a produção de frio. Hoje, sabemos que se trata de uma solução bastante nociva ao meio ambiente e que, atualmente, existem alternativas equivalentes para sua substituição.

 

Se você estiver interessado em montar um projeto para se preparar para o futuro, começando a ser eficiente e sustentável desde já, a GreenYellow oferece as melhores soluções de planejamento e acompanhamento para garantir a eficiência do seu projeto. Entre em contato, comece agora e vamos juntos tornar o consumo de energia mais sustentável e lucrativo.

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Carport solar: a revolução em estacionamentos sustentáveis

Cinturão solar: potencial e desafios na geração de energia sustentável

GreenYellow diversifica portfólio solar e prevê investimento de R$400 milhões na operação brasileira até o fim deste ano

Energia verde: saiba como essa solução pode beneficiar o seu negócio